• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Contratação através de RFP: quais a vantagens para sua empresa?

RFP é a sigla para “Request for Proposal”, um documento de proposta para a contratação ou aquisição de um produto ou serviço. Ele conta com informações como: definição dos produtos/serviços a serem adquiridos e seus requisitos técnicos, certas garantias por parte do contratado, objetivos da contratação e o que mais o contratante julgar necessário. Em resumo, ele abrirá uma concorrência ao ser enviado aos possíveis parceiros, sendo uma ótima ferramenta para analisar qual será o mais adequado.

No setor de Telecom, a RFP pode ser, principalmente, utilizada na hora de definir a contratação de operadoras de telefonia. A partir do documento é possível deixar claro quais as necessidades da empresa, o que pode ser bom para ambos os lados: a contratante ganha tempo antecipando as informações e garante, no caso de contratação, a descrição exata de como os serviços devem ser executados. Já a contratada, ao ter uma ideia real de quais serviços deve oferecer, pode buscar melhores estratégias para suprir essas necessidades.

O que uma RFP deve ter?

Basicamente, o conteúdo da RFP varia de acordo com o serviço/produto a ser contratado/adquirido e as necessidades da empresa. A elaboração desse conteúdo envolve um processo minucioso. É preciso mapear as necessidades de prestação de serviços e definir níveis de qualidade exigidos.

Em Telecom, podemos citar, como exemplos de serviços, linhas móveis ou fixas, números reservas e links de dados. Já garantias como qualidade do sinal e resolução de problemas em prazos adequados são aspectos de qualidade a seres exigidos. Só após esse mapeamento a RFP é enviada para os fornecedores à espera daquele que ofereça a proposta com melhor custo benefício.

Porque contratar uma consultoria?

Como pode-se ver, não se trata de um processo tão simples, sendo ideal a contratação de uma consultoria. Além de fazer o levantamento e a elaboração da RFP, fica a cargo de profissionais especializados um relatório final que indicará qual a melhor proposta apresentada pelos fornecedores concorrentes. Há também outras vantagens: por experiência, as consultorias têm a capacidade de prever até onde o valor das tarifas pode chegar, negociando melhores valores.

As consultorias levam também em conta seu contato com as operadoras na hora da análise. Por já terem conhecimento sobre essas empresas, podem inclusive considerar o relacionamento delas com os clientes, indicando a que melhor se adapta ao perfil do contratante – o que é bem útil na hora de resolver futuros problemas. Em resumo, a consultoria é um auxílio eficiente para evitar riscos, contratando com qualidade e a preços justos.

*A imagem é cortesia do Adamr / FreeDigitalPhotos.net

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também