• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Conheça algumas práticas que podem otimizar o controle de custos de energia da sua empresa

É uma realidade que a maioria das despesas geradas por empresas não são controladas de maneira efetiva, o que gera o desconhecimento do valor total de gastos mensais das suas unidades. Além disso, muitas práticas culturais geram gastos desnecessários dentro das organizações.

Isso faz com que aconteçam desperdícios de grandes oportunidades de redução de custos, porém, esse cenário pode ser modificado se as empresas começarem a pensar na opção de aumentar a visibilidade sobre seus custos através da automação da gestão de energia e novos costumes.

1. Práticas para redução de custos

Segundo dados de 2017 da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (ABESCO), o país deixou e economizar R$ 61,7 bilhões em energia nos últimos três anos.

A quantidade total de eletricidade que deixou de ser economizada foi de 143,6 milhões de gigawatt-hora (Gwh), quantidade proporcional ao abastecimento mensal de uma cidade de 533 mil habitantes. Estão entre os principais motivos para o desperdício de energia: a desatualização de maquinário, lâmpadas e eletrodomésticos.

Sem energia a empresa não funciona, disso nós sabemos. É preciso energia para ligar o computador, o telefone, a impressora, o ventilador, ar condicionado, entre outros aparelhos que muitas vezes são indispensáveis no dia a dia corporativo.

Mas existem algumas formas de fazer com que esse consumo não seja um peso além do essencial:

  • Cultive a cultura da economia: instrua os seus colaboradores – seja através de e-mails informativos ou de campanhas de redução de custos. A participação de todos é primordial.
  • Desligue o ar condicionado: Imagine só: a sua empresa tem 100 pontos de atuação e todos possuem ar condicionado. Cada local esqueceu o aparelho ligado pelo menos uma vez no mês. O impacto dessa pequena ação individual pode gerar uma grande diferença na sua conta de luz no final do mês. Além disso, as portas e janelas fechadas também podem aumentar a economia do aparelho, uma vez que diminui o seu esforço em esfriar o ambiente.
  • Pinte as paredes com cores claras: a iluminação do local vai além da luz das lâmpadas e natural. Com paredes mais claras você evita a necessidade de lâmpadas mais potentes.
  • Opte por lâmpadas econômicas: apesar de o custo inicial ser mais alto do que o custo de aquisição de lâmpadas comuns, a opção de LED tem uma vida útil prolongada (cerca de 30.000 horas) e chega a economizar próximo a 85% de energia.
  • Verifique o estado dos seus aparelhos: você sabia que o estado de conservação das suas máquinas e aparelhos interfere no consumo de energia deles? Esteja sempre inspecionando para que você não pague mais na conta por causa de aparelhos desatualizados e mal conservados.

2. Aumento de oportunidades e visibilidade de custos

Além da cultura de redução de custos, é preciso apostar em uma gestão que trabalha em prol desse mesmo objetivo. Faturas desorganizadas, multas por pagamento fora do prazo de validade, desconhecimento do custo por localidade, entre outros fatores, fazem com que as empresas gastem muito mais do que deveriam gastar.

  • Organize a sua gestão: faça a junção de todas as suas faturas de energia em uma só plataforma – considere, inclusive, as diferentes concessionárias que atendem a sua empresa. Através da junção desse material, você precisa gerar relatórios constantes para acompanhar os gastos e observar possíveis oportunidades de redução de custos.
  • Utilize a automação de custos: o processo descrito no item acima pode ser realizado através de empresas de software de automação de gestão de custos.

O Total Web Manager, por exemplo, faz o rateio automático e simples de todas as faturas, possibilita a integração com o seu ERP, além da identificação de utilização indevida de recursos.

O software é responsável pela automação da coleta de faturas, te possibilitando a facilidade na visualização dos custos e evitando o desconhecimento de alguma cobrança. Essa gestão automatizada facilita o pagamento das contas em dia – evitando multas -, uma vez que você terá, de forma unificada, todas as suas faturas em um só lugar.

Entre em contato e converse com a nossa equipe para saber mais sobre o serviço de Gestão. 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também