• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Alocação de Custos de Telecom

Dentro do processo de Telecom Expense Management - T.E.M, uma das etapas é alocação dos custos o qual permite que as despesas sejam devidamente rateadas pelas diversas áreas da empresa, permitindo uma análise segmentada dos custos.

Grande parte das companhias possuem o lançamento contábil de suas despesas ou receitas pela granularidade mínima de centro de custo ou centro de lucro, sendo esta a grande referência financeira, uma vez que tais informações são lançadas em sistemas de ERP que consolidam todas as demais despesas como folha de pagamento, horas extras, reembolso, telefonia, circuitos, etc...Sendo assim fundamental para análises gerenciais que as contas não sobrecaiam apenas sobre um departamento, como por exemplo, sobre o departamento de TI.

Vantagens da apropriação por centro de custo

Ter uma visibilidade por centro de custo possibilita a empresa algumas vantagens:

1) Efetuar o orçamento por unidade;

2) Repasse das despesas diretamente ao usuário e desta maneira, possibilitar o conceito de IT Services, onde o repasse das despesas de TI é feito aos usuários internos da empresa conforme o consumo do departamento;

3) Maior visibilidade por unidade de negócio da empresa, uma vez que será possível saber o custo por todas as áreas e diretorias;

4) Comparar o perfil de consumo entre áreas, como por exemplo, porque o setor Sul de vendas da empresa possui uma despesa superior ao setor Norte.

Gestão do inventário é atividade chave para correta realização da alocação de custos

         É necessário possuir um bom processo de manutenção cadastral do inventário juntamente com uma politica bem estrutura e divulgada de rateio. O maior risco na apropriação de custo por centro de custo é justamente não saber o centro de custo vinculado aos acessos que geram faturamento.

Mesmo com uma boa gestão de inventário, há casos de acessos onde não se conhece o centro de custo responsável, neste caso existem algumas políticas de Rateio, as principais são:

1) Rateio deste valor desconhecido para os demais itens de fatura

2) Apropriar esta despesa em um centro de custo de TI

Por fim, é importante destacar que com um software apropriado que gere a alocação por centro de custo de maneira automatizada e integrada a um ERP, o processo se torna muito mais simples e menos suscetível a erros, principalmente quando a quantidade de usuário e acessos são muito grandes.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também