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Fusão Claro / Embratel e o que ela influencia na gestão de telecom

A fusão entre Claro e Embratel foi aprovada pela Anatel no meio do ano passado, o que inclui os serviços de telefonia móvel, dados e TV. As empresas, do grupo mexicano América Móvil, devem continuar com as diferentes marcas, que passam a operar sob o mesmo CNPJ. Também já é possível contratar serviços Embratel e Net nas lojas da Claro através de combos, com a vantagem de unificação do faturamento.

Segundo informações da agência Reuters divulgadas pela revista InfoMoney, entre as exigências da Anatel para a fusão está a de que a Claro, incorporadora das outras empresas, tenha seu capital aberto – o que não necessariamente significa ter ações negociadas na bolsa. A agência exigiu também que os ganhos obtidos com a unificação dos ativos sejam repassados aos consumidores, e esse é o ponto que garante vantagens.

Segundo o conselheiro da Anatel, Igor Villas Boas, como o repasse dos ganhos extras é feito via reajuste, há a possibilidade de redução dos tetos de tarifas, seja para chamadas entre celulares ou entre celulares e fixos. Além disso, como Claro e Embratel tornam-se a mesma empresa, é possível negociar tarifas para o tráfego entre as operadoras.

Alguns cuidados necessários

Para aproveitar ao máximo os benefícios da fusão, os clientes corporativos precisam tomar algumas medidas. Uma delas é criar aditivos aos seus contratos de telefonia atuais ou atualizar as informações em seus sistemas de ERP: isso ocorre por causa da mudança da razão social do faturamento, de Embratel para Claro.

Outro aspecto importante é validar se houve unificação do gerente de contas. Caso essa ainda não seja uma realidade, deve-se ter atenção para que se mantenha uma boa relação com o novo gerente, fundamental para uma gestão eficiente do setor de telecom das empresas. Em geral, a fusão é vista com bons olhos pelo mercado. A expectativa é de que a união tenha um retorno positivo para todos. 

TWM - Telecom Web Manager

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