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Marketing, nexinvoice e o ponto de virada para a Guiando

A Guiando é, desde a fundação, uma empresa de muitas iniciativas. Como boa parte dos líderes da empresa tem o background de formação nas áreas de Engenharia, Administração e Economia, sempre foi comum fazermos planejamentos com balanced scored cards, desenvolvermos matrizes swot e criarmos diversos planos de negócio.

 

Ao longo desses mais de 10 anos de mercado, testamos diversos modelos, criamos diversas áreas, idealizamos e descontinuamos alguns produtos, participamos de muitos eventos. Ainda assim, faltava algo. Hoje, analisando o cenário de um ou dois anos atrás fica fácil identificar: demorarmos a criar uma área de Marketing.

Esse departamento não tinha estrutura, nem liderança, e era operado com algumas ações pontuais feitas por um ou outro sócio. O ponto de virada aconteceu com a idealização de nosso produto de automação inteligente de faturas, que até então não tinha nem mesmo um nome forte que resumisse seu diferencial. 

Percebemos que, para atingir nossos objetivos de tornar a Guiando autoridade em transformação digital do Contas a Pagar, referência em tecnologia e atrair bons leads, precisávamos dar corpo a um departamento de comunicação robusto e focado. Com isso, o sócio Eduardo Camargo assumiu a função de Head de Growth e iniciou a missão de preencher esse vazio. 

Muitas iniciativas foram rascunhadas e colocadas em prática, começando pela reestilização da marca de nosso novo produto. Depois de muito brainstorming, nasceu o nexinvoice, que sintetiza em sua terminologia nosso pioneirismo no mercado em gestão de faturas. Nossa ferramenta atua desde a coleta até o envio de pagamento, com visibilidade, controle e intervenção humana quase nula.

A formação de uma equipe de Marketing liderada por Camargo foi essencial não só para colocar em prática iniciativas externas, mas também para trazer um novo olhar para dentro de casa. Rever e redesenhar a cultura da Guiando ajudou a encontrar soluções para os gargalos de nossa comunicação interna e aproximar o time, que está em full home office desde o ano passado devido à pandemia. 

Entre as ações internas, criou-se o For You, um app que permite a qualquer integrante do time reconhecer boas iniciativas uns dos outros. Os premiados ganham Guiando Coins, as desejadas moedas virtuais, que permitem trocas por produtos, como carregadores de celular, Alexas e até viagens - muitos outros produtos interessantes estão entrando na “lojinha” Guiando.

Por último e tão fundamental quanto manter a harmonia interna, nossa área de Marketing vem trabalhando também na geração de leads. Para ajudar nessa tarefa, o time criou o Professor Xavier. Tão inteligente quanto o personagem homônimo de X-Men, trata-se de uma solução de machine learning que permite descobrir potenciais clientes e identificar os decisores nessas empresas, com objetivo de facilitar a prospecção do nosso Comercial e reduzir o nosso CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Depois de tantas conquistas, reconhecemos que o Marketing era a peça que faltava para destravar muitas iniciativas interessantes, fortalecer a união dos diversos departamentos da empresa, focar em nossos objetivos e colher ótimos resultados. Mesmo em um ano de crise, vários projetos desenvolvidos pelo nosso Head de Growth foram bem-sucedidos. Muitas outras novidades estão a caminho. 2021 promete!

 

TWM - Telecom Web Manager

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