A distribuição mundial de smartphones pelos fabricantes bateu recorde no segundo trimestre, alcançando a marca de 295,3 milhões de unidades, segundo levantamento do IDC. Isso representa um crescimento de 23,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de smartphones está sendo puxado principalmente pelos mercados emergentes, como a China, onde está acontecendo uma rápida migração da antiga base de usuários de feature phones para os novos aparelhos. Corrobora com essa tendência a oferta de modelos Android cada vez mais baratos. Isso explica o salto da Huawei, cuja quantidade de smartphones distribuídos aumentou 95% na comparação anual entre trimestres.
O TWM – Telecom Web Manager – é o software da Guiando Telecom que visa reduzir custos de Telecom nas organizações. Através do processamento das faturas emitidas pelas operadoras, uma série de informações gerenciais são disponibilizadas no sistema, mas hoje será abordado como o sistema pode ajudar a identificar desvios de cobranças.
A Telebras e o governo do Amazonas firmaram convênio que vai levar o backbone de fibra ótica de Manaus a Urucu, também no Amazonas. O trecho tem cerca de 800 km e envolve o atendimento de mais oito cidades do Estado com banda larga de alta capacidade a preços razoáveis.
Gerenciar gastos e inventariar recursos – em telecom, dispositivos móveis ou não, linhas e outros aparelhos – não é uma tarefa simples. Ao mesmo tempo, é uma das mais importantes atividades para cuidar do que é da empresa, evitando desperdício, garantindo manutenção adequada e tendo total controle do patrimônio. Mas qual a melhor forma de fazer isso? Ainda é comum o uso de planilhas, algo nem sempre recomendado: principalmente quando se dispõe de métodos mais modernos e eficazes. Hoje, nos propomos a falar um pouco sobre as diferenças entre usar planilhas e softwares de TEM (Telecom Expense Management).
Após ter notado que a dificuldade dos pequenos provedores (ISPs) em competir com as concessionárias no mercado de banda larga não era em função dos preços praticados para a Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD), como durante anos se pensava, a Anatel dá início a um ajuste de foco regulatório. O superintendente de competição da agência, Carlos Baigorri, explica que a agência percebeu que o produto que os pequenos provedores compram não é a EILD, mas sim um outro denominado interligação, que até então era tratado dentro da agência como algo menor.
Pouco antes da Copa falamos aqui no blog sobre a cobertura das teles nos estádios. A instalação de 164 quilômetros de fibra ótica nas arenas, a colocação de 3,7 mil antenas de acesso às redes móveis e mais de mil antenas Wi-Fi garantiram o que alguns já têm chamado de “Copa das Selfies”. O investimento para isso tudo foi de R$226 milhões de reais.
A operadora de satélites O3b Networks lançou com sucesso nesta quinta-feira, 10, quatro satélites a bordo do foguete Soyuz, da Ariane Space, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. Com isso, a companhia adiciona os novos artefatos à sua constelação, que já tem em funcionamento quatro satélites e deverá ter ainda mais quatro logo no primeiro trimestre do próximo ano. A companhia pretende oferecer transmissão de dados em alta velocidade via banda Ka para 180 países, incluindo no Brasil, e especialmente em regiões remotas, onde a infraestrutura terrestre tem dificuldade para chegar.