O grupo Algar Telecom confirmou que pretende iniciar sua operação comercial de banda larga móvel com a tecnologia HSPA+ a partir da próxima segunda-feira, 28. A empresa mantinha testes da tecnologia em dez sites de Uberlândia (MG). Os equipamentos usados pela Algar Telecom na nova rede HSPA+ em banda H são fornecidos pela Ericsson. A Huawei segue como fornecedora nas demais cidades, incluindo Uberlândia, onde o upgrade para HSPA+ deve acontecer entre 2012 e 2013.
Todas as operadoras brasileiras estão testando HSPA+ nos últimos meses, mas a Algar e a Vivo, que também anunciou o lançamento nesta terça-feira, 22, são as primeiras a realizar oficialmente a entrada em operação com a nova tecnologia.
O Vivo Direto, serviço de comunicação via rádio (PTT, na sigla em inglês para push-to-talk) prestado pela operadora Vivo, tem crescido a taxas semelhantes às apresentadas pela Nextel nos últimos meses. A informação é do diretor de marketing móvel da Vivo, Daniel Cardoso. “O ganho líquido de clientes adicionados a cada mês é comparável ao do concorrente. E isso é importante para a empresa porque, dentro do atual portfólio de planos, essa oferta nos ajuda a oferecer novas propostas de valor aos clientes pós”, diz.
Conforme o executivo, o serviço está disponível aos assinantes desde meados de junho. Portanto, tomando-se como base a declaração de Cardoso, e levado-se em consideração o fato de a Nextel ter 433 mil adições líquidas de clientes no terceiro trimestre deste ano, pode-se estimar que a Vivo
O mercado brasileiro de telefonia móvel encerrou outubro com 231,6 milhões de linhas em serviço. No período foram registradas mais 4,3 milhões de novas habilitações, crescimento de 1,88%, atingindo a marca de quarto maior número de habilitações em um único mês, informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De janeiro e a outubro, as operadoras acrescentaram 28,7 milhões de novas linhas às suas bases de clientes, dando ao Serviço Móvel Pessoal (SMP) um crescimento de 14,14% no período. Os acessos pré-pagos somavam 189 milhões de linhas em serviço ao fim de outubro, enquanto a modalidade pós-paga respondia por 42,6 milhões de contratos. Em outubro o Brasil também tinha 37,6 milhões de acessos à banda larga móvel de terceira geração 3G, crescimento de 82,36% em um ano. Teledensidade A teledensidade ao fim de outubro era de 118,62 acessos para cada 100 pessoas, alta de 13,32% em 12 meses. Em setembro o País tinha uma média de 116,51 acessos para cada
As operadoras móveis brasileiras querem que seja criada uma lei federal que regulamente a instalação de antenas celulares nas cidades. O assunto está sendo tratado pelo SindiTelebrasil, entidade que representa as companhias, em conjunto com o Ministério das Comunicações (Minicom). A expectativa é de que o texto tome forma e seja apresentado ao Congresso em 2012. A motivação é acabar com a profusão de leis municipais sobre o assunto, cada uma com restrições diferentes quanto à instalação de torres celulares, tal como a recém publicada no Rio de Janeiro. Calcula-se que haja mais de 200 leis municipais diferentes sobre o tema no Brasil.
Segundo o diretor executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, a lei do Rio de Janeiro está longe de ser a mais restritiva do País. Em Campinas, por exemplo, a legisla
Está nos planos da ZTE produzir no Brasil os terminais iPhone e iPad, da Apple, em regime de terceirização (OEM). A informação é de Ângelo Perugini, prefeito de Hortolândia, cidade do interior de São Paulo onde se encontram a fábrica e a sede da ZTE na América Latina. “A ZTE começou a fabricação local em setembro e também quer produzir iPhone e iPad em Hortolândia já para o Natal”, disse o chefe do executivo do município pertencente à região metropolitana de Campinas.
Em evento de cooperação econômica entre Brasil e China, realizado nesta segunda-feira, 31, em São Paulo, a informação foi confirmada por um executivo chinês da ZTE, mas para início de produção em 2012. A ZTE do Brasil, no entanto, desmente a notícia.