Talvez seja algo que acometa apenas a mim, mas, sempre que vejo uma história de startup que se destacou, me pergunto em que momento aqueles empreendedores se deram conta de que seus sonhos se concretizariam. Minha teoria é a de que, para quem está vivendo aquilo por dentro, essa certeza vem muito antes da data em que os jornais e sites especializados “descobrem” o novo caso de sucesso, dado uma rodada recorde ou um M&A.
Certo dia, no final de 2018, aproximadamente às 20h30, estava no estacionamento do escritório da Guiando em Belo Horizonte (MG) e liguei para nosso CEO para explicar como havíamos resolvido um problema com um importante cliente. Para contornar aquela situação, saí de Juiz de Fora – cerca de 260 km de BH –, cidade sede da empresa, às 5h30, e me encontrei com a equipe. Em seguida, fiz uma reunião com o cliente e enderecei a solução.
Um dos grandes desafios na comercialização de software para clientes enterprise é a dificuldade de realizar uma venda alinhada ao escopo da solução. É muito mais do que uma listinha de funcionalidades e relatórios apresentados em slides bem feitos, mas saber se está claro para o cliente quais problemas estamos resolvendo e, mais importante que isso, os problemas que NÃO resolvemos.
Há três anos, quando iniciamos a comercialização da solução de automação de pagamento de faturas que viria a ser o produto nexinvoice®, aprendemos uma lição que transformou nossa abordagem nas vendas.
Já se passaram oito anos desde que decidi dar um passo que mudaria a minha trajetória profissional: a entrada para a Guiando. Antes desta mudança, ajudava a tirar ideias de outros empreendedores do papel e construir MVPs, atuando como microempreendedor, minha principal fonte de renda na época. Era mágico conseguir transformar ideias em um produto funcional para que meus clientes pudessem validar seus projetos.
É muito forte na minha lembrança o motivo pelo qual aceitei o convite de entrar na Guiando: bastou cinco minutos de bate-papo com as pessoas que hoje são meus sócios para eu ter a certeza que este era meu lugar. Aquela conversa cheia de energia empreendedora, simples e com a vontade de mudar o jogo me encantou.